Cultive uma horta em sua casa para uma vida mais saudável

Plantar uma pequena horta orgânica em casa, mesmo em apartamentos, é uma boa maneira para colher hortaliças e temperos frescos e livres de agrotóxicos que darão um toque especial nas suas receitas e pode ser uma boa ideia para cultivar um hobby saudável.

Existem kits que facilitam começar uma horta caseira, com mudas e vasos preparados para você. Mas qualquer vaso ou pote e até mesmo garrafas plásticas recicladas podem ser utilizadas para plantar as hortaliças e os temperos de sua preferência. Não importa onde você plantará sua horta, desde que o local onde os canteiros serão instalados recebam pelo menos 4 horas de sol, que o solo seja fértil e que as mudas ou as sementes das plantas sejam de qualidade.

Uma das principais vantagens de cultivar uma horta orgânica é poder colher frutos, ervas e folhas na hora que você quiser, sempre frescas, que não foram processadas e industrializadas que possuem muitos ingredientes químicos que podem levar a perda dos seus valores nutritivos. Outra vantagem é decorar um ambiente diferente, transformando os espaços de sua casa em uma horta orgânica. Além também de ser um prazer consumir o alimento que você mesmo plantou.

Confira três opções de plantas que se desenvolvem bem em vasos e são indicadas para quem vai começar uma horta em apartamento:

Alecrim: não precisa de muita dedicação para cultivar e se adapta a diferentes temperaturas. Deve ser regado com frequência, mas depois que desenvolvida pode ficar até 3 dias sem regar. Após 90 dias de ser plantado já pode ser colhido e usado para dar um toque especial de sabor em carnes, peixes e batatas.

Hortelã: plante sempre em um vaso individual, esta é uma planta que não convive bem com outras culturas. Deve ser regada diariamente. Seu sabor e aroma ficam mais intensos quando a planta ganha flores, época ideal para colheita. Acompanha bem o preparo de molhos, grelados, assados, sobremesas, na decoração de pratos e seu chá é delicioso.

Manjericão: deve ser regado diariamente, mas de forma moderada sem encharcar a terra. Entre 60 e 90 dias depois do plantio já pode ser colhido para perfumar e dar um sabor especial em carnes, omeletes e para fazer um molho para massas bem italiano.

Cultivar uma horta em sua casa é saudável para você e sustentável para o mundo, comece hoje mesmo e pratique uma alimentação livre de químicos e rica em sabor e nutrientes.

 

EcoTomorrow

Compartilhar

Post anterior Posts Novos