Álcool em spray é melhor e mais sustentável do que em gel
Até a pandemia do vírus da gripe H1N1 em 2009, que deu um grande susto no mundo, o uso de antissépticos no dia a dia era inexistente no Brasil, o produto era pouco utilizado, independente do tipo. Foi o álcool gel em pequenos frascos que acabou se consagrando como o grande produto para ajudar à prevenção quando não se podia lavar as mãos. Uma assepsia portátil. Muitas pessoas passaram a levar na bolsa como item de “segurança”.
Os primeiros produtos em gel na década de 90 foram chamados inicialmente de “sabão sem água” e indicados para “lavar as mãos sem água”. Isso não chega a ser verdade pois não estamos lavando e sim desinfetando – independente do termo, a “sujeira” permanece.
Hoje cerca de 9% dos brasileiros usam o produto. É atualmente o produto mais usado para uma “limpeza” sem água, porém, apesar dos resultados, não se pode substituir a lavagem tradicional com água e sabão dessa forma. O produto pode ser utilizado após a lavagem com sabão, caso se deseje uma assepsia total para as mãos e esta é talvez a forma mais garantida de limpeza justamente por desinfetar conjuntamente.
Hoje, depois de mais de 25 anos no mercado mundial, o álcool Gel possui muitas variantes, com perfumes, extratos de óleo, etc; porém, muitas delas são de baixa qualidade por usarem álcool metanol que é extremamente perigoso e tóxico para a pele e o aparelho respiratório; ou então usam álcool isopropílico que é de petróleo: serve mais para a limpeza de objetos, pois é mais técnico e em muitos casos pode ser também tóxico. Além disso muitos produtos usam “polímeros” que são substâncias petroquímicas que fazem o produto ser um “gel” de baixa qualidade, tornando os produtos pegajosos ou “farelentos”, deixando uma sensação desagradável após o uso (melado, pegajoso, pele irritada ou coçando)
No ambiente industrial e hospitalar e de saúde profissional, usa-se o álcool 70% líquido para a melhor assepsia dos profissionais e também dos equipamentos e ambientes. Isso por si só já mostra a maior segurança dos produtos que evitam o famoso “gel”.
Nos últimos anos algumas empresas nos EUA e Ásia começaram a vender aos consumidores este tipo de produto, um ÁLCOOL 70% LÍQUIDO em embalagens com válvulas que pulverizam o produto, o SPRAY, o que torna sua aplicação altamente eficiente. É como pintar com pincel um objeto ou com uma pistola pulverizadora: com o spray o “acabamento” é superior e economiza “tinta”.
A EcoTomorow trouxe ao Brasil exatamente este tipo de produto por compreendermos sua superioridade no contexto de saúde e sua atualidade na nova realidade pós-covid19. E como somos uma empresa direcionada 100% a oferecer produtos sustentáveis, seguros e eficientes, estes apresentam algumas características que consideramos importantes:
- 100% natural, apenas produtos de origem vegetal e sustentável
- 100% álcool etílico de cana de açúcar, neutro e filtrado
- Adicionamos óleos essenciais, puros, seguros e eficientes na assepsia bem como na agradabilidade do uso dos produtos
- Frascos 100% de plástico de cana-de-açúcar, a forma mais sustentável hoje no planeta para o uso de plásticos
- Pegada positiva de CO2 pois a cana-de-açúcar retira da atmosfera CO2, enquanto os plásticos de petróleo produzem CO2, contribuindo para o efeito estufa
Este tipo de produto apresenta diversas vantagens e uma única desvantagem: o custo de venda por conta da válvula pulverizadora que faz possível o SPRAY. É 3x mais cara que uma tampa de um gel.
As vantagens de nossos sprays, comparadas às desvantagens do álcool gel comum:
Gel | Spray |
Pegajoso, "melado" ou farelento | Absorve rápido sem "melecar" melecar as mãos |
Perfumes sintéticos | Óleos Essenciais |
Ressecam as mãos | Hidrata com glicerina que também protege as mãos |
Uso restrito às mãos | Mãos e superfícies que tocamos |
Rende 2x Mais nas Mãos | |
100% álcool etílico vegetal neutro sem metanol |
|
100% eco-friendly |
No final das contas os géis de alta qualidade são bons para as mãos, são ótimos produtos; entretanto, o spray, além de ser tão bom quanto, rende mais e é muito mais versátil para nos acompanhar no nosso dia a dia. Leve-o para qualquer lugar e aplique onde for necessário... Já viu alguém esfregando álcool gel na tela de seu smartphone?